Câncer de mama: como cuidar da saúde para se prevenir

Todo mês de outubro acontece a campanha de prevenção ao câncer de mama. É uma boa oportunidade para as mulheres se cuidarem, fazer exames e se prevenir contra o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), há cerca de 25% novos casos de câncer de mama todo ano no Brasil. Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

Dificilmente o diagnóstico acontece antes dos 35 anos. Acima dessa idade, a incidência cresce progressivamente, o que torna necessário que mulheres nessa faixa etária façam exames com mais regularidade. Pesquisas mostram que em 2018 foram registrados mais de 59 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

Embora os números sejam alarmantes, os médicos afirmam que há cura para o câncer de mama, principalmente quando o tumor é detectado na fase inicial. Por isso, é importante que mulheres cuidem bem da saúde e mantenham os exames em dia.

Como prevenir o câncer de mama?

A melhor maneira de se prevenir da doença é buscando o diagnóstico antecipado. Para fazer isso, é imprescindível que as mulheres façam os exames e consultas médicas. Também é interessante realizar o autoexame, e isso serve para mulheres de todas as idades.

O autoexame permite que a mulher conheça melhor seu próprio corpo e perceba quando há algo de diferente com os seios. É interessante fazer esse exame com certa frequência, como todo mês, até para entender melhor as mudanças do corpo ao longo do tempo. Confira na imagem como fazer o autoexame:

Uma das principais barreiras para detectar o câncer de mama é o medo. Muitas mulheres têm receio de fazer o exame de mamografia, pois pode ser bem dolorido. Por conta disso, demoram para procurar orientação médica e isso prejudica o diagnóstico.

Outro ponto é que o câncer de mama é um tumor silencioso. Geralmente, ele não apresenta sintomas nos primeiros estágios. Por não sentir nada, e com medo de fazer a mamografia, a mulher evita fazer as consultas, o que acarreta no agravamento da doença (caso seja diagnosticada).

Portanto, mulheres acima de 35 anos devem realizar a mamografia ao menos uma vez por ano. Quanto antes diagnosticar a doença, maiores serão as chances de cura. A mulher pode inclusive passar por tratamentos que dispensam a cirurgia de mastectomia (remoção da mama).

Existem também outras formas de combater o câncer de mama, tais como:

  • Praticar atividades físicas com regularidade;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Não fumar;
  • Não consumir álcool.

Todas essas práticas são excelentes para manter uma vida mais saudável. Isso previne não só câncer de mama, mas também diversas outras doenças. O mais importante é que a mulher possa conhecer seu próprio corpo e cuidar bem dele, com amor e dedicação.

A Esbelt apoia a luta na prevenção do câncer de mama. Para reforçar a campanha, vamos doar sutiãs para o Hospital das Clínicas em São Paulo. Os sutiãs da Esbelt também estarão com desconto de 25% para compras feitas pelo site, durante o mês de outubro. 

Confira: www.esbelt.com.br 

Sugestões para você
Outros Posts
Próximo post
Sutiãs pós-cirúrgicos: como eles ajudam mulheres que enfrentaram o câncer de mama?
Post anterior
Flex Form: compressão natural aliada ao conforto