Exercícios em casa: use a faixa elástica para melhorar a resistência corporal.

Um acessório excelente para potencializar seus treinos em casa ou na academia é a faixa elástica. Com ela, é possível fazer vários movimentos que promovem força, resistência e alongamento. Pode ser usada por praticantes de qualquer nível e de todas as idades.

Com a faixa elástica, o praticante pode exercitar, tonificar e fortalecer todo o corpo. São diversos benefícios que esse acessório pode oferecer, tais como: aumento da resistência e força, melhora na flexibilidade, ajuda no alongamento dos músculos, auxilia na reabilitação de lesões e melhora a saúde do corpo em geral. 

É possível inclusive usar a faixa para praticar alguns exercícios de Pilates. Para mostrar exemplos de atividades que você pode fazer em casa usando a faixa elástica, preparamos essa lista. Confira!

1 – Deitada de barriga para cima, coloque a faixa por cima do abdômen e segure as pontas no chão com as mãos. Mobilize a coluna e estenda o quadril para cima, alinhando o corpo e esticando a faixa. Retorne à posição inicial e repita.

2 – Ainda deitada, coloque os quadris a 90 graus e joelhos estendidos. Apoie a faixa elástica sobre a planta dos pés e segure as extremidades com as mãos. Levante um pouco os ombros para sustentar o abdômen. Inspire e expire descendo as pernas até 45º do chão. Inspire alternando movimentos curtos de flexão e extensão das pernas, mantendo os ombros levantados. 

3 – Com a faixa sobre a planta dos pés, puxe as pontas com as mãos pela lateral do corpo. Inspire e expire flexionando a coluna cervical para frente enquanto puxa para os lados as pontas da faixa. Procure colocar o tronco mais próximo das pernas que conseguir. Inspire, expire e retorne à posição inicial. 

4 – Com o tronco levantado a 45º, apoie o elástico sobre a planta de um dos pés, estique a perna e flexione a outra. Alterne o movimento entre as pernas até completar a repetição do exercício. Mantenha os ombros levantados para sustentar o abdômen. 

5 – Com os ombros flexionados para frente, coloque quadris e joelhos esticados para cima à 90 graus. Apoie o elástico na planta dos pés, segure as extremidades com as mãos. Flexione as pernas em direção ao rosto. Estique as pernas e estenda as pontas da faixa para os lados. 

Essas foram algumas dicas de exercícios simples que você pode fazer em casa usando a sua faixa elástica da Esbelt. As imagens e exercícios são da Revista Pilates. Mas você pode pesquisar outras atividades físicas e usar a faixa como auxiliar nas práticas. O mais importante é mexer o corpo!

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